terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Instalar DevExpress no Delphi XE

    Para instalar o DevExpress no Delphi XE não é muito difícil, mas é muito trabalhoso. Para diminuir o trabalho salvei um .groupproj na ordem de compilação e instalação.
    Primeiro instale o DevExpress.
    Download
    http://www.4shared.com/file/iP2Ir4SZ/devcl56sde.html
   
    Baixe o arquivo Express.groupproj em : http://www.4shared.com/file/2gsMkX9b/Express.html
    
    Abra o arquivo com o Delphi XE.
    Agora vai em Tool/Options
   
    Em Delphi Options - Library
 
   Clique nos três pontinhos para adicionar os path.


    Clique no botão da pasta,  e  adicione :


\ExpressBars 6\Sources
\ExpressCommon Library\Sources
\ExpressCore Library\Sources
\ExpressDataController\Sources
\ExpressDBTree Suite\Sources
\ExpressDocking Library\Sources

\ExpressEditors Library 3\Sources
\ExpressEditors Library 5\Sources
\ExpressExport Library\Sources
\ExpressFlowChart\Sources
\ExpressGDI+ Library\Sources
\ExpressLayout Control 2\Sources
\ExpressLibrary\Sources
\ExpressMasterView\Sources
\ExpressMemData\Sources
\ExpressNavBar 2\Sources
\ExpressOrgChart\Sources
\ExpressPageControl 2\Sources
\ExpressPivotGrid 2\Sources
\ExpressPrinting System\Sources
\ExpressQuantumGrid 6\Sources
\ExpressQuantumTreeList 5\Sources
\ExpressScheduler 3\Sources
\ExpressSideBar\Sources
\ExpressSkins Library\Sources
\ExpressSpellChecker\Sources
\ExpressSpreadSheet\Sources
\ExpressVerticalGrid\Sources
\XP Theme Manager\Sources

  Estas pastas estão em C:\Users\seu_usuario\Documents\DevExpress VCL .

  Depois é só clicar com o botão direito em cima de Express.groupproj e Compile All, talvez vai dar um erro com o projeto cxIBXAdaptersD15.dproj, é só remover-lo.

 Já compilado,  clique de novo com o botão direito em build All.

Pronto!!O DevExpress já está instalado no seu Delphi XE.




segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Recuperar o Lilo no Slackware, depois de instalar o Windows.

   Quem usa o Dual-Boot e precisou reinstalar o Windows, e é um iniciante no mundo do slackware, deve ter procurado várias soluções para colocar a opção de boot de volta. Quando instalamos o windows ele "apaga"(ou escreve por cima) a mbr, e como o lilo é gravado nela, também é "deletado".
    A solução mais simples é da o boot com o dvd do slackware, e na opção do boot digitar o comando:

     boot: hugesmp.s root=/dev/sdaX rdinit= ro

    O "X" do sdaX, é o número da sua partição, por exemplo.:
A minha é sda4.

    O comando acima fará com que o Slackware seja iniciado, assim, basta como root dígitar :

    lilo e dá enter.

Pronto, pode reiniciar o sistema que o lilo aparecerá bonitinho do jeito que estava.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

2 é igual a 3?


Será que é possível provar que dois é igual a três?

Vamos tentar:

4 - 10 = 9 -15

Somando 25/4 a ambos os lados, temos:

4-10 + 25/4 = 9 -15 + 25/4 ;

Como cada membro é um quadrado perfeito, ou seja, um número inteiro não negativo que pode ser expresso como o quadrado de um outro número inteiro:

(2 - 5/2)² = (3 - 5/2)²;

Extraindo a raiz quadrada:

2 -  5/2 = 3 - 5/2

Portanto :

2 = 3.

Essa é uma demostração bem antiga. Se não estou enganado vi em um livro da época do ensino médio.




sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Teoria Musical -Princípios Básico da Música Part. 2


  • PENTAGRAMA.

Pentagrama ou pauta é a reunião de cinco linhas horizontais, paralelas, guardando equidistância entre si, formando, assim quatro espaços.


Utilizamos essas linhas e esses espaços para escrever as notas.
Como nem sempre as cinco linhas e os quatros espaços são suficientes para conter todas as notas, usamos linhas suplementares inferiores , para notas mais graves e linhas suplementares superiores para notas mais agudas.
Obs.: É recomendado o uso de no máximo mais cinco linhas.

  • CLAVES

Clave é um sinal que colocado no inicio do pentagrama, dá seu nome a nota da mesma linha.

  • EXISTEM TRÊS TIPOS DE CLAVES.

  1. Clave de Sol.

  2. Clave de Fá.



    A primeira indica que a nota Fá vai ser escrita na quarta linha, e a segunda na terceira linha, sendo a primeira a mais usada.

  1. Clave de Dó.

Os dois pontinhos indicam onde a nota Dó vai ser escrita, o modelo mais usado é o terceiro.

É interessante notar que a Clave de Fá é uma oitava abaixo da se sol, e a de Dó uma oitava acima.
Se quisermos inscrever uma partitura para um instrumento grave como o contrabaixo ou tuba, usaremos a clave de Fá, já se o objetivo for fazer uma pauta para uma flauta usaremos a de Sol. O piano usa as duas claves.

  • PAUSA FINAL.
Pausa Final é dois travessões que é usado para encerrar um trecho musical.
  • FIGURAS MUSICAIS.
Figuras são notas musicais que se denominam valores.


Teoria Musical -Princípios Básico da Música Part. 1


  • AFINAL, O QUE É MÚSICA?

Música é incontestavelmente a maravilhosa arte de combinar sons, de modo a proporcionar ao ouvido humano verdadeira sensação de prazer.

  • E SOM, O QUE É?

É a vibração de um corpo elástico.

  • A MÚSICA É DIVIDIA PRINCIPALMENTE EM TRÊS PARTES.

  1. Melodia (Solo).
  2. Harmonia (Conjunto).
  3. Ritmo.
  • Melodia é a combinação de sons sucessivos, ou seja, em sequência.
  • Harmonia é a emissão de sons simultâneos (juntos), obedecendo às regras da estética musical.
  • Ritmo é a ordem que os sons obedecem no discurso musical. É a divisão dos compassos, ou equilíbrio dos movimentos.
  • PROPIEDADES FÍSICAS DO SOM.

  1. Altura.
  2. Intensidade.
  3. Timbre.
  4. Duração.

  • Altura é a propriedade do som ser grave, médio ou agudo.
  • Intensidade é a propriedade do som ser alto ou baixo.
  • Timbre é a qualidade do som que nos permite distinguir uma fonte sonora de outra.
  • Duração é o tempo que o som dura.


  • QUANTAS E QUAIS SÃO AS NOTAS MUSICAIS?

São sete.
Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si.
Estas notas são representadas também por símbolos universal.
A = Lá
B = Si
C = Dó
D = Ré
E = Mi
F = Fá
G = Sol.
Há uma pequena diferença entre esse sistema e o alemão, que o Si e representado com a letra H e não B.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

DICA -- Executar o XSane no Slackware como usuário comum

    O XSane é um aplicativo para digitalização de imagens. Muitos útil quando queremos scanear fotos, livros e etc.
    No slackware ele é instalado junto com o sistema quando escolhemos a opção FULL.
    Para executar o Xsane como usuário comum basta adicionar ele nos grupos :
plugdev,lp e scanner, para isso use o comando.


   usermod -a -G plugdev,lp,scanner  nome_do_usuario

   Agora quando você abrir o XSane e pedir para digitalizar não aparecerá mas a mensagem de erro :

falha ao iniciar digitalizador argumento inválido xsane

sábado, 20 de agosto de 2011

Dica- Instalar Pacotes do SlackBuilds

Vai uma dica para os novatos no slack, que ainda não sabem como instalar os pacotes baixados no http://slackbuilds.org.
No exemplo vou instalar o zsnes, um emulador para super nintendo.

Faça o download em http://slackbuilds.org/repository/13.37/games/zsnes/ .
Lá tem dois arquivos:

o zsnes151bsrc.tar.bz2  e zsnes.tar.gz.

Baixe os dois.

Descompacte o arquivo zsnes.tar.gz .

tar xvfz zsnes.tar.gz

Depois copie o arquivo zsnes151bsrc.tar.bz2 para  pasta zsnes, que é a pasta criada com os arquivos extraídos de zsnes.tar.gz.

 cp zsnes151bsrc.tar.bz2 zsnes


 Entre na pasta zsnes

cd zsnes
 
E dê o comando

./zsnes.SlackBuild

Todo pacote baixado do slackbuilds, quando extraído o  pacote.tar.gz tem um arquivo que é :

nomedopacote.SlackBuild


Portanto esses procedimentos podem ser feitos com qualquer pacote do slackbuilds.

Depois de executar o comando acima aparecerá uma mensagem assim :

Slackware package /tmp/zsnes-1.51b-i486-1_SBo.tgz created.
Informando que foi criado o pacote .tgz na pasta /zsnes.

Agora para finalizar é só instalar o pacote como qualquer outro no slack.

installpkg /tmp/zsnes-1.51b-i486-1_SBo.tgz


Pronto o zsnes já está instalado.

Espero ter Ajudado !!!

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